Wednesday, January 09, 2008

O estado da saúde no Hospital de Faro

Perante isto: Segundo o médico, que pediu para manter o anonimato, a Unidade de AVC do Hospital Central de Faro «está sem coordenador e médicos neurologistas há mais de um mês, devido à transferência do então coordenador, o médico Luís Pereira, para o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA)», em Portimão, em meados do passado mês de Novembro. A mesma fonte hospitalar revelou à Lusa que os serviços daquela Unidade «estão a ser assegurados pela equipa de enfermagem e, esporadicamente, pelos médicos neurologistas da urgência hospitalar».

E mais isto: «Não é verdade que a Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) tenha ficado sem coordenador. É injusta esta acusação», disse Ana Paula Gonçalves, há dois anos na presidência do Conselho de Administração e há 16 anos a trabalhar no Hospital de Faro. Segundo a presidente do Conselho de Administração, depois de o médico e coordenador Luís Pereira ter ido trabalhar para o hospital do Barlavento algarvio, foi nomeada a 28 de Novembro uma nova coordenadora do serviço de AVC, a médica Fátima Firmino. No entanto, fontes médicas do hospital ouvidas pela Lusa disseram que Fátima Firmino foi convidada para o cargo mas nem chegou a entrar em funções, uma vez que um projecto que apresentou para a coordenação da Unidade terá sido recusado pelo Conselho de Administração.

Perguntamos: haverá alguém Responsável na Avenida João Crisóstomo, em Lisboa? Ou andarão todos a fechar urgências hospitalares?