Monday, December 17, 2007

Pay for performance

A Grã - Bretanha tem o NHS. Portugal tem o SNS. O SNS não tem qualquer parecença com o SNS, mas Correia de Campos segue tudo o que se faz por lá. Algumas idéias poderão fazer sentido, outras nem por isso. Mas, independentemente de fazerem ou não sentido, importa ter o bom senso (o que será isso?), de aplicar medidas que se ajustem à realidade portuguesa.

Vejamos mais esta "importação" do NHS: Os médicos dos hospitais públicos vão começar a ser remunerados em função da produtividade já durante o próximo ano, confirmou hoje à agência Lusa fonte oficial do Ministério da Saúde.

O que significará, ser pago em função da produtividade? Uma assalariada do Professor Correia de Campos lançou algumas pistas: «A intenção do Ministério é avançar com essa iniciativa durante o próximo ano, mas não há ainda qualquer data concreta», declarou à Lusa a assessora de imprensa do ministro Correia de Campos.

E alvitra-se esta solução: Para a remuneração baseada na produtividade contabiliza-se o número de consultas ou cirurgias feitas por cada médico.

Cuidado com as idéias copiadas rápidamente, é que ainda vamos ver doentes a serem operados várias vezes ao ano. Ou então, um doente que é atendido de manhã, ainda poderá ser atendido à tarde!

É preciso ter bom senso. Mas, concordamos que os médicos ou quaisquer outros funcionários não podem estar em "roda livre"!