Wednesday, December 05, 2007

Hospitais de retalhos

Vamos irregularmente a hospitais do SNS. Há de tudo. Hospitais aceitáveis. Hospitais decadentes. Hospitais semi-vazios (como é o caso de unidades do Centro Hospitalar do Médio - Tejo).

Mas, o que mais nos deixa tristes, é a existência de "hospitais de retalhos"! E o que são "Hospitais de retalhos"? São do tipo que aqui vem descrito:
  • «Ainda temos serviços, como o de Medicina, por exemplo, com enfermarias de oito camas e onde 35 doentes dispõem apenas de uma casa de banho, muitas vezes sem condições», lamentou António Ferreira.
  • Por outro lado, acrescentou o responsável, temos o Serviço de Cirurgia Torácica, completamente renovado, com enfermarias de três camas e casa de banho privativa e com circuitos diferenciados para doentes, para profissionais e para visitas.
  • O responsável referiu ainda que um terço do hospital já está renovado, outro terço está a ser intervencionado - inclui a construção do novo serviço de pediatria, actualmente deslocado para contentores - avançando, por último, a renovação da Ala Central do edifício.

Isto é, como se a nossa cozinha fosse o máximo de inovação e de funcionalidade, e a casa de banho fosse um antro de lixo! Ou ainda, como se andássemos vestidos de fato e gravata, e andássemos descalços!

Será que quem está à frente destes hospitais, não percebe isto?

Depois, vêm sempre com esperanças vãs, a médio - prazo, sobretudo a pensar que não vão ser eles a cumprirem a promessa: O presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. João, do Porto, anunciou hoje que até 2011 aquela unidade hospitalar ficará totalmente renovada e com infra-estruturas de referência.