Wednesday, December 12, 2007

Foguetes antes de festa!

Sempre nos aconselharam a deitar foguetes durante a festa. Mas, os políticos que governam Portugal, são muito dotados de capacidade de marketing. Para nosso azar, o marketing preferido pelos políticos portugueses, é a propaganda, e até em muitas circunstâncias a charlatanice!

Vejamos mais este "fim de festa", antes tão propagandeado pelo Governo Sócrates: O ministro da Saúde, Correia de Campos, confirmou ontem a notícia do Diário de Coimbra, de que a farmacêutica Medinfar recuou na construção da primeira unidade de produção de vacinas anti-gripais em Portugal, projectada para Condeixa-a-Nova e que deveria estar concluída em 2008.

Antes, veja-se a quantidade de foguetes que os Senhores Ministros deitaram:
  • O projecto, lançado em Janeiro de 2006 através de um memorando de entendimento assinado entre a Medinfar e a Agência Portuguesa de Investimento (API), previa a criação de uma fábrica de vacinas para a gripe, orçada em 27 milhões de euros, que podia também fabricar as futuras vacinas contra a variante humana da gripe das aves.
  • Os Ministérios da Saúde, Economia e Ciência e Tecnologia associaram-se à cerimónia de assinatura de acordo entre a API e a Medinfar em Janeiro de 2006, a qual contou com a presença dos três titulares daquelas pastas.
  • Na mesma cerimónia Correia de Campos destacou o «interesse nacional» do projecto e a importância estratégica de Portugal estar preparado para uma eventual pandemia de gripe, pois se essa ameaça se concretizar «cada país jogará no seu egoísmo nacional», disse.

Então, e se vier a "gripe do Dr. George", perdão, a "gripe da aves"?

Será que não há dignidade em quem afirma que governa Portugal? Ou se quiserem, pudor? Ou ainda, vergonha?

Post scriptum: as inaugurações devem ser realizadas, após a construção das obras!