Sunday, November 18, 2007

A mistificação dos números: outra vez

Lemos isto: O Serviço Nacional de Saúde (SNS) deverá fechar o exercício de 2007 com um «lucro» de 10 milhões de euros.

Como? O SNS dá lucro? O que significará o SNS dar lucro? Agora os Ministérios são como as empresas?

Lemos mais:
  • a estimativa inicial apontava para um défice de 57,2 milhões de euros, segundo dados do Ministério da Saúde.
  • o secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos, disse que a previsão inicial «já era um bom exercício do orçamento», mas há «a perspectiva de fazer melhor, tendo em conta os dados» mais recentes relativos a Setembro».
  • Em termos de acumulados, o Ministério prevê um saldo negativo de 176 milhões de euros, o que representará uma diminuição de 66,8 milhões de euros em relação ao défice acumulado no final de 2006.
  • Este resultado traduz ainda uma evolução positiva em relação aos 220,7 milhões de euros que o Ministério previa aquando da apresentação do Orçamento do Estado (OE) para 2007.

Este tipo de entrevistas dos Responsáveis do Ministério da Saúde, ou são mal trabalhadas pelos media (neste caso, a Lusa), ou são propositadamente lançadas para os media para confundirem a opinião pública.

Por um lado, é dito que o SNS tem lucro. Depois, é referido que gasta abaixo do que estava orçamentado. E finalmente, acaba com esta "pérola": Confrontado com o agravamento das dívidas à indústria farmacêutica - em Setembro já ultrapassam os 800 milhões de euros - Francisco Ramos admitiu que o Ministério deve «muito dinheiro» mas considera que não há necessidade de recorrer ao fundo de tesouraria, criado este ano para pagar a fornecedores, com uma «reserva» de 200 milhões de euros.

Sinceramente, merecemos melhores media e melhores políticos! Sobretudo, que saibam o que digam e o que escrevem.