Monday, October 29, 2007

Uma revolução para os diabéticos

Fonte: Omnipod.


Todos nós conhecemos pessoas que sofrem as agruras da diabetes, que vão desde alterações comportamentais inesperadas, até a dificuldades da visão. Mas, o que é mais doloroso, na perspectiva de um não - diabético, é a necessidade que um diabético tem de se picar diáriamente.

Parece que as agruras, pelo menos quanto à picada, estão a chegar ao fim, se não vejamos esta notícia revolucionária: o recente surgimento no mercado farmacêutico nacional de um inovador dispositivo de administração de insulina que apresenta como vantagem primacial a possibilidade de acabar com as muitas e incómodas injecções diárias a que aqueles pacientes, no caso de serem insulino-dependentes (os chamados diabéticos de tipo 1).

E que dispositivo é esse: O novo aparelho têm o tamanho de um “pager” e apenas 100 gramas de peso, e permite administrar, de forma permanente ao longo das 24 horas do dia, as doses de insulina necessárias a cada doente (de acordo com uma programação personalizada), monitorizando constantemente a evolução do tratamento e actuando em conformidade, difundindo mais ou menos quantidade do medicamento.

Felizmente, que a inovação tecnológica continua a melhorar a qualidade de vida das pessoas.