Saturday, September 15, 2007

Eurobarómetro e a Saúde na União Europeia

A União Europeia (UE) leva a cabo com regularidade estudos de mercado, sobre questões tão diferentes como: a visão que cada país tem dos seus vizinhos; a visão sobre a adesão ao Euro; ou, entre outros, a avaliação sobre a saúde que cada nação da UE faz sobre o seu estado de saúde.

Recentemente, a UE fez sair à luz do dia: Health in the European Union.

Resumidamente, e conforme se pode ler aqui, os principais objectivos deste Estudo são os seguintes:
  • As part of the European Commission’s Health Strategy, a Public Health Programme1 was adopted for the period 2003-2007.
  • Amongst other objectives, this aims to improve information and knowledge for the development of public health monitoring.

Os resultados são muitos, e não pretendemos analisar aqui, todo o manancial de informação levantada pela TNS Opinion & Social. Já agora, o Estudo foi levado a cabo entre 6 de Setembro e 10 de Outubro de 2006, nos 25 Estados da UE, na Bulgária, Roménia e Croácia.

Referiremos, por ora, apenas uma análise sobre as duas primeiras questões colocadas.

  • Questão: How is your health in general?

A esta questão, 73% da média dos cidadãos europeus responderam que têm a sua saúde em muito bom ou em bom estado. 20% respondeu que a sua saúde não está bem, nem mal. E apenas 7% repondeu que a sua saúde vai mal ou muito mal.

Dos Irlandeses, 89% consideram-se em bom estado de saúde. No outro extremo, apenas 44% dos Lituanos se consideram em bom estado de saúde. Quanto a Portugal, cerca de 66% dos seus cidadãos consideram-se em bom estado de saúde.

  • Questão: Do you have any long-standing illness or health problem?

Dos Estonianos, 42% consideram que têm uma doença crónica. Enquanto que no outro extremo, estão os Irlandeses, em que apenas 19% consideram ter uma doença crónica. Dos Portugueses, 30% consideram que têm uma doença crónica.

Finalmente, as respostas a estas duas questões, mostram que a UE se considera mais doente em 2006 (data do Estudo), do que em 2005. Esta é uma tendência comum a todos os países desenvolvidos. Os hipocondríacos alastram!