Friday, August 17, 2007

Direcção Geral de Saúde?

Ouvimos uns ruídos sobre "redes de alta tensão". São mais uns ruídos. Há tantos ruídos: as maternidades que fecham; os "contratados a termo" que não lhes renovam os contratos; as urgências que encerram; os SAP's que apesar de não terem a visita do Ministro, não se podem fechar mais depressa; tanto ruído!

Agora, voltamos a ouvir o ruído das "redes de alta tensão". E veja-se quem vem falar sobre isto: Dois estudos sobre exposição aos campos electromagnéticos (CEM), publicados no site da Direcção-Geral de Saúde, frisam que a ciência ainda não conseguiu provar a relação entre essa exposição e o registo de problemas de saúde, mas recomendam cuidado, especialmente com as crianças.

Pensamos nós, mas a Direcção-Geral de Saúde (DGS) diz que não conseguiu provar a relação, mas recomenda em simultâneo cuidado com as crianças! Então, há ou não há relação? Há com as crianças? E não há com os adultos?

Mas, não ficamos por aqui, reparem nesta monstruosidade: Um dos documentos, denominado "Exposição da População aos Campos Electromagnéticos" — elaborado por uma comissão interministerial a pedido do Governo, há já quatro anos, na sequência do Despacho Conjunto nº 8/2002, de 7 de Janeiro de 2002 — conclui que "a avaliação da exposição revela-se particularmente difícil na epidemiologia dos efeitos na saúde".

Então, o estudo foi solicitado há 4 anos, e só agora viu a luz do dia? 4 anos? 4 anos, para dizer que não há relação? E para as crianças terem cuidado?

Ficamos felizes, porque pelo menos, temos a União Europeia a olhar pela nossa saúde: O documento refere ainda que, segundo uma recomendação elaborada pelo Conselho da União Europeia, datada de 1999, os Estados são obrigados a ter em conta limites na exposição das populações e a disponibilizar informação sobre os efeitos dos CEM.

E no tal documento a DGS remata, desta forma desastrada: Foi também recomendado o incentivo à investigação mais apurada nesta área.

Direcção Geral de quê? Coitados dos habitantes de São Marcos (Sintra) e de Guimarães, que têm a passar-lhes por cima das suas casas, as "redes de alta tensão" da REN!