Monday, August 13, 2007

Decreto - Lei 276-A/2007, outra vez

Mais uma vez, o Governo (este e qualquer outro anterior) faz uma nova Lei, e passado muito pouco tempo, remenda-a! É a triste sina, a que estamos votados, quer pelos políticos que temos, quer pelos advogados inaptos que os Ministérios vão tendo!

Depois do "alarido" do novel Decreto - Lei 276-A/2007, que está relacionado com a não renovação de contratos a termo certo, e após o "clamor contido" do Dr. Manuel Delgado, da corporação dos Administradores Hospitalares, lá vem um Despacho, de uma "tal" Administração Central do Sistema de Saúde, que se pode ver aqui.

Ao ler o tal Despacho, da tal Entidade, ressalta-nos à vista a imensa teia de entidades à volta da Saúde Pública, senão vejamos a quem se refere o tal Despacho:
  • Ministro de Estado e das Finanças.
  • Ministro da Saúde.
  • Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. (Instituto Público).
  • Administração Regional de Saúde.
  • Hospitais EPE (Entidade Pública e Empresarial).

De facto, ficamos siderados com a imensa teia de poder! E parece que todos têm poder!

O Ministério da Saúde tem cerca de 200.000 funcionários (do "quadro" e "a contrato"), o que não é nada transcendental. Existem empresas no mundo, com quadros de pessoal, de mais de 1.000.000 de pessoas.

Aliás, a SONAE ou o MillenniumBCP, têm cerca de 20.000 funcionários, e se complicassem tanto a sua orgânica interna, bem poderiam fechar as portas, pois os seus clientes, não poderiam esperar por tanta indecisão, e por tanto "chefe".

Aliás, o que perpassa no Ministério da Saúde é que "há muito Chefe e pouco Indio", e assim não há forma de funcionar! Por muito que nos façam crer que afinal as coisas estão sempre a melhorar.