Wednesday, July 04, 2007

Observatório Português dos Sistemas de Saúde - Relatório da Primavera 2007

O Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS), todos os anos, por esta altura, lança o seu "Relatório da Primavera", da autoria de Académicos de várias Universidades. O Professor Correia de Campos, actual Ministro da Saúde, já colaborou em Relatórios da Primavera, no passado.

Dito isto, gostaríamos de ler em detalhe o referido Relatório da Primavera - 2007, mas infelizmente, para já, o referido site está inactivo!

Detemo-nos, para já, numa sumula desta notícia:
  • O acesso dos cidadãos aos serviços, como no caso das listas de espera para cirurgias, "parece estar fora das prioridades do Ministério da Saúde e do seu discurso político".
  • A elevada percentagem de pessoas expurgadas das listas é igual àquela que existia há dez anos e "é demonstrativa dos poucos progressos na gestão da informação".
  • continua por fazer a definição dos tempos de espera máximos para cada doença, bem como uma avaliação da capacidade instalada dos hospitais.
  • O Governo continua a não prestar contas da evolução das listas de espera ao Parlamento, tal como define a lei.

Quando for possivel ver o Relatório da Primavera - 2007, no respectivo site, faremos uma análise com mais detalhe, mas só estes destaques desta notícia, continuam a reafirmar que há pouca gestão dos recursos públicos da saúde!

Achamos apenas infeliz, este comentário: Durante a apresentação do relatório, a secretária de Estado discordou do comentário de pouca «sensibilidade social» contido no texto (do Relatório do OPSS).