Friday, June 29, 2007

Serviços partilhados de saúde

A gestão em Portugal, é de uma forma geral, muito menosprezada, quer no sector público, quer no sector privado. No sector privado, as falências crescentes demonstram que há pouca profissionalização na gestão. No sector público, os contribuintes vão pagando a falta de gestão.....

Tudo isto, a propósito de uma notícia pomposa do Ministério da Saúde: O alargamento dos serviços partilhados na Saúde às áreas da gestão de recursos humanos e gestão financeira vai permitir poupar 56 milhões de euros, em cinco anos, aos hospitais e centros de saúde portugueses, anunciou hoje o serviço responsável.

O que o Ministério da Saúde está agora a fazer, já os grandes grupos económicos faziam na década de 70, do Século passado. Pode o Ministério da Saúde dizer, que antes ninguém o tinha feito. É verdade. Mas, tenham dó, façam as coisas que já deviam estar feitas há muito tempo, de forma mais célere e menos pomposa! Se não, até parece que no ramo da gestão, não há boas Escolas de Gestão, em Portugal. O que até nem é verdade!

Depois, ainda vemos todo este manancial de floreado: As duas entidades vão operar através de Agrupamentos Complementares de Empresas (ACE), que hoje são apresentadas no Seminário "Serviços Partilhados de Saúde - O Estado da Arte em Portugal", promovido pelo SUCH - Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, em Lisboa.

Senhor Professor Correia de Campos, a China, há 30 anos, era dirigida por Mao Zedong, muito longe das boas práticas de gestão. Hoje, a China tem das práticas mais avançadas de gestão, do mundo. E não andam a enviar press realease diários para cada iniciativa que adoptam!

Mudança rápida, precisa-se.