Monday, April 16, 2007

A função compras, na saúde

Se o SNS se assume "como um todo", é natural e óbvio, que aproveite as sinergias, pelo facto de representar um volume significativo de compras. Aliás, é assim que fazem as grandes organizações, públicas ou privadas.

Nunca percebemos porquê que existia o SUCH, que significa "Serviço de Utilização Comum dos Hospitais", porque se a sua nomenclatura correspondesse à sua actividade, seria a "central de compras" do SNS.

Mas, parece que é desta:
  • E se os hospitais se juntassem todos para ir às compras? Este foi o convite que o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) fez a nove unidades de Lisboa. Todas aceitaram e, depois de quase um ano de preparação, nasce hoje formalmente o ACE - Agrupamento Complementar de Empresas.
  • É a primeira entidade empresarial, sem fins lucrativos, na área da saúde dedicada às compras e logística e tem um grande objectivo: fazer com que os hospitais públicos poupem dinheiro numa área que representa 40 a 45% dos seus orçamentos.

Ficamos satisfeitos com a acção, mas achamos que é tudo demasiado lento. Lentíssimo, mesmo. E já agora, porquê só nove unidades hospitalares e apenas em Lisboa?

E ficamos estupefactos, com esta afirmação: "É uma grande responsabilidade, sabemos que todos os olhos vão estar postos em nós. Tem que correr bem", afirma Paula Nanita, a presidente do conselho de administração do SUCH.

Mas, afinal os Gestores Públicos não são pagos para assumirem responsabilidades?