Monday, March 05, 2007

Unidades de Saúde Familiar

Sinceramente, ainda não percebemos o conceito de Unidade de Saúde Familiar (USF), ainda que saibamos que se integram nos cuidados primários de saúde. Têm sido, as USF's, uma das "bandeiras" do Prof. Correia de Campos.

Vamos acompanhando, a nova forma de organização de cuidados primários de saúde, através de algumas das notícias, como esta:
  • nem metade das 100 unidades previstas para 2006 estão a funcionar.
  • há cerca de 64 mil portugueses que ganharam médico de família, um número muito abaixo dos 225 mil prometidos inicialmente pelo Governo.
  • "Continuo a acreditar no modelo, mas continuo à espera. É muito ingrata a indefinição", desabafa o médico de família José João Mendonça.

Lemos aqui, o conceito de USF: As USF são pequenos grupos de médicos, enfermeiros e administrativos que se juntam voluntariamente para, funcionando dentro de um centro de saúde de forma autónoma, gerirem os seus doentes. Um dos objectivos é que os clínicos alarguem a sua lista de utentes, fazendo diminuir as pessoas sem médico de família. Os profissionais passam, para isso, a receber incentivos remuneratórios ao seu desempenho, que só anteontem foram aprovados em Conselho de Ministros.

Meritório, o projecto.

Mas há quem veja nele, alguma negritude: Quem é muito crítico em relação a este modelo é o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. Guadalupe Simões, membro da direcção, afirma que o que está em causa neste modelo é "a quantidade dos actos prestados, mais do que a qualidade". E fundamenta: Médicos que já tinham nas suas listas de utentes 1500 pessoas são incentivados a alargá-las, nota.