Thursday, February 08, 2007

O SNS, os dentes e uma visão paralela

Nunca percebemos porquê que a estomatologia não está integrada no SNS, em Portugal. E sabendo nós, que a saúde dos dentes tem implicações várias, na saúde geral de todos nós. Só se justifica a inexistencia dessa especialidade médica no SNS, porque os portugueses já se habituaram a ter um serviço excelente, de carácter privado, apesar de terem que o pagar do bolso!

Na Grã-Bretanha, a situação é diferente: Patients face NHS dentist shortage. Esta aparente falta de Médicos - Dentistas, parece ter outra explicação: "We will be in the absurd situation of patients needing dental treatment and dentists able to provide it, but a health service so cash-strapped that it is unable to pay for the treatment."

Esta situação, leva-nos a um paralelo: em Portugal, os problemas que se verificam nas urgências hospitalares, e no seu encerramento, a evidente falta de recursos de transporte médico de urgencia, e, entre outros, os problemas com os meios complementares de diagnóstico, reflectem já o completo estrangulamento financeiro do sistema estatal de saúde.

Provavelmente, esse estrangulamento financeiro só se ultrapassa, se os portugueses passarem a fazer com a saúde em geral, como fazem com o "Dentista". Mas, para o fazerem, não se justifica pagarem um valor astronómico de impostos.....para a saúde!