Friday, February 16, 2007

Correr atrás de tudo o que mexe

Os utentes estão a recorrer pouco ao alargamento do horário de funcionamento das urgências dos centros de saúde. No Centro de Saúde dos Olivais (Lisboa) o serviço de urgência tem atendido uma média de cinco a seis pessoas a partir das 20h00. A distribuição gratuita de medicamentos contra as dores e febres também tem sido baixa.

A temática da saúde é cada vez mais "capa de jornal" ou "abertura de telejornal". Todos os sabemos. Mas, cabe aos mais Altos Responsáveis saber gerir também a comunicação. Tudo isto, a propósito da notícia acima referida. Os media, sabe-se lá porquê, começaram a dar muita importância às avalanches das urgências hospitalares. Falou-se em "picos" de gripes. Como se as condições climatéricas, durante o presente Inverno, fossem anómalas. Ou, houvesse alguma epidemia por contágio. Nada disso, acontecia.

Mas, como o poder político se deixa arrastar pelos opinnion makers, neste caso as "aberturas de telejornal", o Senhor Ministro decidiu abrir os Centros de Saúde a horas nocturnas, oferecendo até alguns medicamentos. O resultado está à vista!

Senhor Professor, dizemos nós, não vale a pena correr atrás de tudo o que mexe! Até porque os recursos são escassos.