Saturday, January 20, 2007

Hemodiálise

Os choques no sector da saúde, são agora diários. As fricções aparecem num contexto há muito antecipado: grande descontrolo de gestão das organizações estatais, avidez por parte das várias corporações da saúde e exigências crescentes por parte dos consumidores de saúde.

O último confronto pode causar danos colaterais relevantes: os prestadores privados de hemodiálise não aceitam prestar mais serviços, atendendo à imposição de não aumento dos gastos com este tipo de serviço, por parte do Ministério da Saúde.

Para nós, a situação é clara: os serviços do Ministério da Saúde não controlam adequadamente a facturação dos referidos prestadores de serviço; estes devem, em muitos casos, abusar da ineficiência da máquina estatal; o Ministério da saúde, em vez de desempenhar o seu papel de controlo, prefere a justiça desigual, ou seja, balizar os gastos com base no histórico do ano anterior.

Pobres doentes que necessitam de hemodiálise, .........até que os contribuintes da saúde, se zanguem a sério, quer com o poder político, quer com as corporações da saúde!