Wednesday, January 10, 2007

A falta de gestão dos recursos

Lemos isto:
  • Nos últimos dias, as urgências dos hospitais portugueses foram inundadas por doentes com gripe e infecções respiratórias que, na maioria dos casos, não tinham gravidade que justificasse o atendimento hospitalar.

Não achamos anormal, esta situação.

Depois, lemos isto:

  • O director-geral da Saúde, Francisco George, afirmou à Lusa que o aumento de infecções respiratórias dos últimos dias é normal para a época e está associado a vírus contra os quais a vacina anti-gripal é ineficaz.
  • O director-geral da Saúde recomendou também que as pessoas contactem a linha de Saúde Pública, da Direcção-Geral da Saúde, (808 211 311) para se aconselharem, antes de se dirigirem às urgências hospitalares.

Evidentemente, que a prevenção e a pedagogia na saúde, não se fazem, através de alguns aparecimentos na TV, de Altos-Funcionários do Ministério da Saúde.

Evidentemente, que só uma gestão integrada dos diferentes recursos de saúde (Hospitais, Centros de Saúde e outros serviços de suporte e de comunicação com os doentes), pode possibilitar uma resposta adequada e racional, perante problemas normais. Como cada um dos recursos do SNS trabalha isoladamente (na sua generalidade), não é possível obter sinergias. Depois, aparecem as avalanches....mesmo sem neve!

E se as condições climatéricas piorarem?