Thursday, December 14, 2006

Ineficiências no SNS

Acreditamos que seja possível controlar um Serviço Nacional de Saúde, que permita um serviço disponível para a generalidade dos portugueses. Mas, para isso, é necessário que existam: rigor, planeamento, flexibilidade e orientação para os problemas (ou para a sua solução).

Não é sobre isto que gostaríamos de escrever: "O novo Centro de Saúde de Massamá está, há três meses, pronto para abrir as portas".

E porque não abre as portas ao público, quando este necessita dos seus serviços? Por questões burocratas: "A Câmara Municipal de Sintra e a Administração Regional de Saúde ainda não chegaram a um acordo".

Senhores Administradores do SNS, não é possível controlar a despesa da saúde, mesmo que se façam "cortes cegos", se continuarmos a não saber organizar e planear. Pior ainda, o consumidor da saúde farta-se:
  • O Centro de Saúde de Queluz tem 13 anos e não consegue dar conta de tanto trabalho. São 12 gabinetes de médicos que não têm mãos a medir, salas de espera sempre cheias de doentes e três gabinetes de enfermagem sempre ocupados. Os utentes de Massamá continuam a ter que ir ao Centro de Saúde de Queluz, já que o novo continua sem data prevista para abertura.