Friday, October 20, 2006

Inconsistencias

Lemos aqui, que "as urgências do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, estão em risco de fechar, a administração daquela unidade decidiu equipar este serviço com um sistema informático e computadores em todos os gabinetes médicos".

Temos, sistemáticamente, apelado a uma maior informatização dos sistemas de saúde. Sem ela, será impossível operar um sistema de saúde orientado para os doentes, familiares e colaboradores dos Hospitais e Centros de Saúde. Mas, este tipo de acções, nestes termos, é de carácter atentatório contra o contribuinte, ainda para mais numa época de forte contenção dos orçamentos.

Relatamos apenas algumas passagens absolutamente caricatas, na referida
notícia:
  • ""Não estou muito preocupado. Se se entender que há computadores a mais num local, muda-se para outro serviço onde eles sejam necessários. Tudo se aproveita. Se fosse um investimento de grande montante em instalações ou equipamentos pesados era pior", responde o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), António Branco".
  • "os médicos do Curry Cabral divulgaram ontem um documento onde descrevem, exaustivamente, a actividade das urgências daquele hospital, "num contributo técnico para a discussão pública, já que o relatório dos peritos nada refere sobre estes aspectos"".
  • "Os clínicos lembram que esta urgência foi criada em 1992 precisamente para aliviar um S. José "em ruptura". O Curry Cabral atende, em média, 260 a 280 doentes nas urgências, número que aumenta em mais cem no Inverno".
  • "O presidente da ARSLVT concorda que existem áreas no Curry que funcionam de forma muito positiva, como o caso da ortopedia. Contudo, explica que, no caso de a urgência vir mesmo a encerrar, nada impede que o serviço continue a receber os doentes".

Nós continuamos a achar que há um enorme déficit de gestão na saúde!