Thursday, September 21, 2006

O interesse do consumidor da saúde

Neste sítio, gostamos de defender o consumidor da saúde, na sua versão de doente ou de contribuinte.

E é com satisfação que vemos mais uma iniciativa do Professor Correia de Campos, conforme se pode ver
aqui, "Correia de Campos reconheceu que o tempo de espera para algumas consultas de especialidade nos hospitais é demasiado longo e aponta o dedo à "cultura médica hospitalar", que "é contra a consulta externa"."

Mas para o Professor Correia de Campos há mais obstáculos a que exista maior eficiência nas consultas externas, tais como, "Existe uma indisponibilidade de recursos e meios e a tradição de colocar na consulta externa, ou os velhos - os médicos mais antigos, que já não fazem urgência - ou os muito novos". Isto, que o Ministro da Saúde afirma, é grave.

Mas, o Senhor Ministro não fica por aqui, e afirma "Como os médicos [dos centros de saúde e dos hospitais] pouco têm falado uns com os outros", e mais "as consultas externas hospitalares estão encharcadas com consultas subconsequentes".

Para nós, tudo isto resume-se a duas ou três questões fundamentais: falta de gestão dos recursos, falta de informatização do sistema de saúde e pouca cultura de responsabilidade dos vários participantes da saúde.

Perante isto, vai ser difícil dar a volta a um sistema tão empenado, sobretudo quando o próprio Ministro tem mais esta intenção, "Vou nomear uma pequena comissão que vai montar um sistema para colher toda a informação sobre consultas de especialidade dos hospitais".

Mais uma Comissão?