Friday, August 25, 2006

Piruetas !


O rumo das organizações, independentemente do sector, não se pode mudar todos os dias.

Vem isto a propósito, do que vem aqui, "O Ministério da Saúde prepara-se para retirar o estatuto de Entidade Pública Empresarial (EPE) aos hospitais com piores resultados". E logo após, "Em declarações ao Diário Económico, o ministro da Saúde explica que “cobrir o passivo é premiar o infractor”. “Era o que se fazia antes”.

E argumenta o Senhor Professor Correia de Campos, ainda na mesma notícia, "melhor é voltarem para o Sector Público Administrativo (SPA)”. Finalmente, "Questionado sobre a possibilidade de a gestão de alguns destes hospitais ser concessionada ao sector privado, Correia de Campos exclui essa hipótese".

Este "zigue-zague" de modelos de governação dos hospitais do Estado poderá ser muito caro, para o contribuinte. Relembre-se, que nos últimos 5 anos, vários hospitais passaram de hospitais do Sector Público Adminitrativo, para Sociedades Anónimas, e mais recentemente, para Entidades Públicas Empresariais. Agora, estão, alguns deles, perante o espectro do regresso às origens: o Sector Público Administrativo!