Saturday, August 26, 2006

A gestão na saúde, em Portugal

Lemos aqui, que "O regresso de hospitais de gestão empresarializada (EPE) ao estatuto do sector público administrativo é a confirmação de que o modelo de empresarialização "tem que ser revisto" e de que muita gestão se perdeu no "show-off"". E quem afirma isto, é "Manuel Delgado, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH)".

Como é que um modelo que ainda não se pode considerar como verdadeiramente testado, já não serve? E as responsabilidades de quem tomou a decisão da implementação deste novo modelo? Quem vai pagar os milhões de euros, que patrocinaram a mudança de estatutos de Hospital do Sector Público Administrativo, para Sociedade Anónima, e depois, por conveniência política, para Hospital - Entidade Pública Empresarial? Alvitramos nós: o Contribuinte será quem suportará toda esta deriva......

Retomamos o princípio do que é gestão, ou como nós gostamos, o que é management ?

Vamos
aqui, e temos esta definição ou conceito, "there are five management functions: planning, organizing, leading, co-ordinating and controlling". Perguntamos nós: onde está a função de controlo, nos hospitais que pertencem ao Estado?

Finalmente, registamos isto, que vem na mesma
notícia, "Manuel Delgado, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e responsável por um dos hospitais "desclassificados", o Pulido Valente".

Está tudo dito!