Saturday, July 08, 2006

A preversidade da tecnologia na saúde


Foto: Público / Getty Images

Lemos aqui, "Há mais de 40 anos, enquanto crianças, foram irradiados contra a tinha, uma doença "dos pobres" que atacava o couro cabeludo". E a mesma notícia fornece mais dados "Mais de 5300 portugueses da região norte, hoje entre os 55 e os 65 anos, foram submetidos na infância a raios X que lhes fez cair todo o cabelo". Agora, em 2006, "Em 5 a 6% dos casos há evidências que apontam para um cancro que pode ter sido provocado pelas radiações", realizadas há mais de 40 anos.

Num outro
sítio, dão-se outros detalhes, sobre a mesma notícia, "A equipa do Hospital de Pedro Hispano (Matosinhos) e do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular do Porto (Ipatimup) - que está a estudar os possíveis efeitos cancerígenos nas mais de cinco mil crianças que, há meio século, foram sujeitas a radiação na cabeça para tratamento da tinha do couro cabeludo".

Se conhecer alguém, que tenha feito parte daquela experiência, "A equipa divulgou um número - 800 20 73 70 - para onde as pessoas que tenham sido submetidas a raios X podem telefonar".

Mas, atenção, e segundo a mesma
notícia, "Mas "não há razões para pânico", garantiram os especialistas, sublinhando que o tratamento não causou problemas "à esmagadora maioria das pessoas" até à data observadas".

Ás vezes, a tecnologia é preversa!