Wednesday, July 17, 2013

Retratos de um sector


A China apresentou ontem uma longa lista de acusações de corrupção e conduta irregular contra a GlaxoSmithKline, iniciativa que pode sinalizar uma repressão mais ampla nesse lucrativo mercado para as empresas farmacêuticas e médicas.

Em entrevista coletiva ontem, autoridades da divisão de investigação de crimes econômicos do Ministério da Segurança Pública disseram que quatro altos executivos chineses da Glaxo foram detidos por graves violações das leis do país. As autoridades acusaram os executivos de usar agências de viagens como veículos para subornar funcionários do governo, hospitais e médicos, com o objetivo de vender mais medicamentos e a preços mais elevados.

As alegações resultam de uma investigação iniciada publicamente no fim de junho, quando fiscais visitaram vários escritórios da Glaxo, apreendendo documentos e detendo alguns executivos. A investigação atingiu a Glaxo num de seus mercados mais importantes e de mais rápido crescimento, onde mantém mais de 5.000 funcionários e meia dúzia de fábricas e laboratórios de pesquisa.

No entanto, pessoas da área dizem que o setor de saúde na China está submerso em um corrupção sistêmica. Muitas empresas médicas atuam através de intermediários para alcançar mais nichos de um mercado difuso, enquanto os médicos muitas vezes procuram reforçar seus baixos salários por meio de regalias. "A corrupção é considerada por muitos um grande impedimento para as iniciativas de reforma da saúde do governo chinês", disse Jason Mann, especialista em saúde e diretor administrativo da firma de investimentos Konus Capital, em Hong Kong.

Isto acontecerá só na China?!