Thursday, March 21, 2013

Quem não come por ter comido

A doença não é de perigo! É verdade. Durante décadas, existiram alguns negócios no sector da saúde que eram melhores do que "vender água de coco no deserto". Não significa que muitos dos serviços prestados não fizessem sentido. Apenas se verificou um excesso de excessos. Portugal passou em duas décadas de um país em desenvolvimento para um país desenvolvido. Foi bom. Mas, foi algo conquistado com ajudas externas. Agora, acabou-se: A faturação dos consultórios de medicina dentária diminuiu cerca de 40 por cento, em 2012, em resultado da crise que leva as pessoas a não gastar na prevenção, revelou o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.

Quem conhece bem os ciclos económicos, sabe bem que longos ciclos de miséria, por vezes são possíveis de inverter. Contudo, sabe também que longos ciclos de prosperidade podem trazer tempestades, se não assentarem em estruturas fortes.

Agora, contam-se os estragos: O bastonário disse que a faturação dos 5.000 a 6.000 consultórios de medicina dentária diminuiu entre 30 a 40 por cento, no ano passado, em relação a 2011.