Friday, February 22, 2013

A razão da falência de Portugal

Há muitos portugueses que se indagam sobre a razão da falência de Portugal. Há muitas. Uma delas está relacionada com a falta de rigor e de controlo da chamada "coisa pública": O Ministério da Saúde comunicou às entidades competentes nos últimos meses mais de 60 casos de fraudes relacionadas com prescrição e faturação de medicamentos, num montante que ultrapassa os 45 milhões de euros.

Como os funcionários do Ministério da Saúde não gostam muito de trabalhar, nem sequer sabem o que é a função de controlo de gestão, muitos destes "golpes" cometidos contra o pobre do contribuinte, são apenas detectados através da informatização em curso no Ministério: Em comunicado emitido na sequência da detenção de cinco pessoas no âmbito da operação da Polícia Judiciária (PJ) "Receitas a Soldo", o ministério refere que "segue ativamente os casos anómalos detetados no processo de conferência de prescrições e respetiva faturação, tanto de medicamentos como de meios complementares de diagnóstico e terapêutica".

Não se pense que Portugal vai sair da falência tão cedo, até porque as más práticas e a imoralidade, não desaparecem rápidamente. Tem que haver Justiça. De outra forma, tudo continuará com dantes. Só que, o dinheiro escasseará cada vez mais. É o fado!