Thursday, March 25, 2010

A ironia do PEC

O Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) serve para tudo, menos para o que devia servir. Até agora, tínhamos prometidas: 4 linhas de TGV, vários hospitais, a 3ª auto-estrada Lisboa-Porto, um novo aeroporto de Lisboa e tantas mais obras, para a satisfação dos donos do betão!

Agora, com o PEC, até ficamos com pena dos donos do betão. O que irão fazer? Vender baldes de cimento para a Líbia ou para Angola? Talvez fosse bom para eles e para nós. Se os donos de betão em Portugal são tão bons, devem começar a pensar em exportar as suas obras.

Entretanto, as obras por cá são ironicamente paradas: "O presidente disse-me que, aparentemente, fruto desse curioso documento que é o PEC, o projecto de levar o IPO para a Bela Vista está suspenso", disse Ruben de Carvalho aos jornalistas, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do executivo municipal.

De repente, o IPO de Lisboa, situado em Palhavã, que não prestava há uns meses para o Senhor Presidente da Câmara, agora já se podem reaproveitar: Foi em "contactos informais que manteve com o Ministério da Saúde" que o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), "constatou que se afigura a hipótese de a transferência poder não ocorrer, e que o IPO poderá resolver o seu problema de instalações mantendo-se na sua actual localização, em Palhavã".

Enquanto o SLB for conquistando vitórias, os portugueses vão olvidando o PEC!