Wednesday, August 26, 2009

Cuba: um país tropical

Cuba é um paraíso natural. Não há dúvida. Porém, os cubanos têm tido muito azar, pois nunca viveram em liberdade e em democracia. Pobrecitos.

Parece que para além de terem que aguentar com a dinastia dos Castros, e padecerem pela falta de liberdade, os cubanos ainda têm que continuar a sofrer a miséria e a fome, apesar de serem um país com bons recursos naturais (piscícolas, agrícolas e afins). Isto passa-se no Século XXI: Cuba vai substituir os tractores por bois no sector agrícola estatal nos próximos anos para poupar em combustível, numa altura em que o país se debate com uma grave crise económica, segundo a imprensa local desta terça-feira.

No entanto, vá-se lá saber porquê, Cuba foi promovida por Portugal, a "fornecedor oficial de médicos": "Cuba aceitou o pedido de Portugal para contribuir para a solução" da falta de médicos.

Até parece que em Portugal, não há gente para ser médica. Até parece que em Portugal, não há dezenas de milhar de licenciados desempregados! Óbviamente, que não são licenciados médicos desempregados.

Nós bem sabemos que não há falta de médicos em Portugal. Há até, médicos a mais, nos hospitais de Lisboa, do Porto e de Coimbra. Porque é que eles não vão para onde é preciso? Pois, é suposto os políticos que gerem o país, darem a resposta a este enigma!