Monday, November 17, 2008

SNS em evidente degradação

Em Portugal existem muito mitos. Na generalidade, a existência destes mitos favorecem algumas ilusões. Por exemplo, ainda existe o mito de que Portugal é uma nação muito influente no mundo. Já foi, há muito, muito tempo. Existe o mito de que os portugueses são eternamente acomodados. Esta forma acomodada de ver as coisas, é acordada por vezes de forma abrupta!

Outro mito que existe, é que o Serviço Nacional de Saúde é bom e até funciona bastante bem. Parece que há mais de uma década a Organização Mundial de Saúde fez um estudo em que Portugal ficou classificado em 12º lugar a nível mundial. De lá para cá, lá vamos ouvindo os políticos falar desse "feito", como se uns largos anos depois, a situação se mantivesse.

Nada melhor do que uma entidade externa para avaliar o que por cá se passa na saúde. Neste caso, é uma entidade privada, sediada na Suécia, cujo nome é Health Consumer Powerhouse.

E o que nos diz esta entidade relativamente a 2007:
  1. Portugal está colocado em 19º lugar entre 26 países da União Europeia avaliados.
  2. O sistema de saúde em Portugal é referido como inferior face ao de Espanha, tendo como registo relevante, o seu sucesso quanto à baixa taxa de mortalidade infantil.

Nós sabemos que os "rankings" podem ter subjectividade, mas não devem ser ignorados, quer tenham bons ou maus resultados. A crítica, desde que seja construtiva, ajuda sempre a corrigir ineficiências. E há tantas ineficiências no SNS de Portugal.