Wednesday, June 25, 2008

Mais vale tarde do que nunca

Temos aqui alertado para o mau estado de muitas instalações de saúde em Portugal, nomeadamente hospitais e centros de saúde. E muitas vezes, e ao contrário do que se pensa, o mau estado não aparece só em edifícios velhos. Vejamos mais um caso:
  • O edifício de Obstretícia/Ginecologia do Hospital de Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, vai ser encerrado por motivos de obras, segundo uma nota do conselho de administração do hospital hoje divulgada.
  • A administração desta unidade hospitalar justifica a decisão com "o risco de desmoronamento da cobertura do edifício do Hospital e o perigo eminente para a segurança dos utentes e profissionais".

Vejamos como o Hospital de Vila Franca de Xira não é assim tão antigo:

  • O Hospital de Reynaldo dos Santos (HRS)......Desenvolve a sua actividade em Vila Franca de Xira, em terrenos da propriedade da Santa Casa de Misericórdia, com instalações edificadas em três épocas distintas (1951 – 1983 – 1998).

Concluimos que a presente Direcção do Hospital de Vila Franca de Xira conseguiu, ainda assim, evitar o desmoronamento de um edifício que não é antigo e já sofreu várias fases de ampliação e restauro! É triste que só se tomem decisões em situações extremas.

Na Ponte de Entre-Os-Rios foi pior!