Friday, April 25, 2008

Hospital Pediátrico de Coimbra em perigo?

Ontem foi notícia, o encerramento do Tribunal da Feira, atendendo ao seu estado de decadência e eventual ruína. Hoje, lemos com alguma incredulidade notícias sobre o futuro Hospital Pediátrico de Coimbra:

  • A Administração Regional de Saúde do Centro (ARS) pediu uma auditoria ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) às obras do novo Hospital Pediátrico de Coimbra, após confirmar diversas irregularidades na construção.
  • "Informações facultadas à ARS por um fiscal incumbido de acompanhar as obras das futuras instalações do Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC) são demolidoras". O fiscal encontrou na construção "argamassa de que nem o fornecedor dá garantias face à utilização", além de "betonagem feita num dia e descofragem lateral executada no dia seguinte, tijolos de qualidade inferior e aplicados por molhar, uso de pré-aros de portas em madeira alegadamente atingida pelo fogo e supressão de trabalhos com pagamento ao empreiteiro de metade do valor dos mesmos".
  • O novo HPC, cuja conclusão chegou a ser programada para o fim de 2007, deverá acolher 220 camas.

Será que para além de hospitais anquilosados e com evidente descuido na sua manutenção, vamos ver hospitais novos com problemas congénitos graves?