Friday, April 11, 2008

Exemplo a seguir

A saúde não se faz só de hospitais, médicos e medicamentos. Vai mais além. Necessita de cada vez mais recursos e de instrumentos mais sofisticados.

Vejamos como se pode gerir a saúde, sem criar entropia e de forma racional:
  • Em onze meses de funcionamento, a Linha Saúde 24 terá conseguido evitar mais de 106 mil idas desnecessárias a uma urgência hospitalar.
  • Quanto às urgências evitadas, trata-se do saldo entre os utentes que no início do contacto tencionavam deslocar-se a uma urgência e acabaram por não ir e aqueles que não pensavam ir e foram - por agravamento dos sintomas durante a conversa ou por desconhecerem a gravidade do caso - por ser encaminhados para lá pelos técnicos.
  • Até porque, diz Ramiro Martins, "quem passa pela Saúde 24 tem, a garantia de que a sua situação está bem encaminhada" e "alguém que chegue a uma urgência tendo sido aconselhado e pré-triado [pela Saúde 24] é uma garantia de que vai com a prescrição adequada".

É um bom exemplo. Mas, querer ir muito mais além, pode vir a significar problemas posteriores. É que a saúde tem muito de "pessoal" ou de contacto directo entre prestador e doente.