Tuesday, February 19, 2008

Má gestão na saúde

Má gestão de recursos humanos: "Até ao final desta semana" a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARSA) deverá "tomar uma decisão" em relação ao Centro de Saúde de Aljezur, onde a médica Laura Pinto está de baixa clínica há cerca de 12 anos, deixando sem assistência um total de 1230 utentes daquele concelho e onde corre um abaixo-assinado a exigir a demissão do director da unidade, Manuel Ramos, acusado de inoperância.

Incumprimento da Constituição da República: Há pelo menos oito hospitais que não cumprem o despacho do secretário de Estado da Saúde, de Novembro, que dita a dispensa gratuita dos medicamentos nas farmácias hospitalares, quer as receitas sejam passadas por médicos do sector público ou do privado, desde que prescritas em consultas especializadas.

Pode-se dizer, "são pequenos detalhes". Repetimos nós um ditado alemão, "o Diabo está nos detalhes". Como é que é possível um funcionário qualificado, um médico, estar de baixa clínica há 12 anos? Tem a cobertura da chefia? E a chefia não tem chefia?

Quanto à não prescrição de medicamentos nos hospitais, que só existem nas farmácias hospitalares, só temos duas soluções: 1) muda-se a Constituição da República e cada um paga a sua saúde; 2) mete-se o SNS e todos os seus componentes, hospitais e centros de saúde, na ordem.