Wednesday, December 19, 2007

Gestão Ibérica da saúde

Não temos nada contra Espanha. Gostamos de lá estar e até somos dos que acham que uma convivencia maior, com a necessária autonomia, não seria mau para Portugal. Até porque, a economia se impõe, quer os portugueses gostem ou não de nuestros hermanos.

Na saúde, já se avalia uma certa fusão de serviços. Primeiro foram as experiências das maternidades, em particular a de Badajoz.

Agora isto: Mais de 400 profissionais de cirurgia, um quarto deles do Alentejo e os restantes da Extremadura espanhola, receberam formação em Cáceres (Espanha), nos últimos quatro anos, em técnicas de saúde inovadoras, graças a um projecto transfronteiriço.

Será que a economia nos vai obrigar a ser uma região autónoma da Ibéria? Se sim, não será o Professor Correia de Campos o interlocutor dos Conselleros de Sanidad das Regiões Autónomas da Cataluña ou da Estremadura?

Post Scriptum: O projecto, denominado SURGENET - Rede Cirúrgica Extremeño-Alentejana, é co-financiado pelo programa comunitário transfronteiriço INTERREG III e tem como objectivo melhorar, nos dois lados da fronteira, a qualidade dos cuidados cirúrgicos prestados aos doentes.