Wednesday, November 14, 2007

Saúde mental: precisa-se!

Mais uma Comissão no sector da saúde, vem dizer que há muita coisa para fazer e há muita coisa mal feita: O nível médio de qualidade dos serviços públicos de psiquiatria está na «faixa inferior do razoável», indica um relatório da Comissão Nacional para a Reestruturação dos Serviços de Saúde Mental, a apresentar sexta-feira no III Congresso Nacional de Psiquiatria.

E diz-se mais: O mesmo relatório refere que a qualidade ao nível do ambulatório é inferior à das unidades de internamento, num momento em que a tendência de prestação de cuidados é cada vez mais a inversa e que as áreas mais críticas de incumprimento de critérios e padrões de qualidade centram-se a nível de recursos humanos e organização administrativa.

Mas, em outro sítio, um Reponsável da área psiquiátrica diz isto: É há muito consensual que o tratamento dos doentes psiquiátricos deve ser feito em hospitais gerais, e isto foi provado por diversos estudos.

Quanto à integração dos doentes mentais, parece que não é um sucesso: O principal problema não é a integração mas o modo como ela foi feita, sem qualquer planeamento. Os serviços de psiquiatria têm todas as competências médicas mas, tirando algumas excepções, não estão preparados em termos de gestão e autonomia para responder aos problemas da comunidade.

Nós já há algum tempo que vimos alertando para a quase inexistência de gestão nos meios de saúde. Apesar das tentativas do actual Ministro, a situação permanece na essência na mesma. Ou seja, há mais Comissões, mais Relatórios e os resultados são muito fracos!

Só continuam a ganhar os mesmos, os que vendem prozac!