Friday, September 28, 2007

Tomar a vacina ou beber um copo de água!

A vacina da gripe tem tido uma adesão progressiva, sobretudo no que toca aos mais velhos. As Autoridades estão sucessivamente a recomendar que as pessoas se protejam contra a gripe, tomando a vacina, nesta altura de Outono.

Mas afinal, parece que os aspectos positivos que a vacina contra a gripe traz, não são grande coisa. Se não, vejamos o que aqui nos dizem: O grupo coordenado por Lone Simonsen, da George Washington University (EUA), afirma que "as evidências são insuficientes para indicar os benefícios reais contra a mortalidade - se é que existem alguns - associados à vacinação dos idosos".

Então para que serve a vacina? Diz a Senhora Sub-Directora Geral de Saúde: A subdirectora-geral considera, por isso, que "por pequena que seja, é protecção" e, por isso, a sua administração é uma escolha "racional", considera.

Mas, vale a pena tomar a vacina, ou está-se a suportar apenas um ou vários Laboratórios farmacêuticos, que comercializam a vacina?

Pior, até por cá, parece que existem estudos que comprovam a pouca eficácia da vacina: O estudo, coordenado por Baltazar Nunes, e que analisou dados de 1998 a 2007, mostra que não há uma tendência de melhoria definida no tempo.

Apesar disto tudo, é com incredulidade que lemos isto: Este ano, o objectivo é vacinar mais 10% dos idosos, passando a abranger 60% e chegar a 100% da população dos lares.

Tomar a vacina ou beber um copo de água, será o mesmo? Não estaremos a falar de um placebo?