Wednesday, May 09, 2007

O poder acrescido dos Clientes

Fazemos aqui, a apologia do poder dos consumidores. Não porque seja politicamente correcto, mas porque cada um de nós tem o direito de exigir um nível de serviço, efectivamente idêntico ao nível de pagamento do mesmo.

Vem isto a propósito desta notícia: A Administração Pública recebeu o ano passado 29.505 queixas, uma média de 80 por dia, a maioria das quais, 70 por cento, relacionadas com hospitais e centros de saúde, segundo dados oficiais obtidos pela agência Lusa.

Não estamos perante nenhuma surpresa. Já aqui temos alertado, diversas vezes, para as dificuldades que vão enfrentar, os Médicos, os Enfermeiros, os Administradores e em geral, todos os que trabalham no sector da saúde, pela insatisfação que os Clientes da saúde vão demonstrar de forma acrescida.

É fácil perceber porquê que isto acontece:
  1. Seguimos, em Portugal, a tendência dos países mais desenvolvidos.
  2. Os Clientes da saúde, e não os utentes (passivamente a paternalisticamente tratados), exigirão cada vez mais contrapartidas, pelo que pagam pela saúde, directamente ou indirectamente (via impostos).