Wednesday, April 11, 2007

Evoluções da saúde em Portugal

Agora, que o país político vive outros dramas, o sector da saúde, tem menos holofotes da comunicação social.

Assim, registamos algumas evoluções, como seja um anúncio realizado pelo Director Geral de Saúde, de que os Médicos terão que declarar obrigatóriamente, mais doenças do que faziam no passado: O número de doenças de declaração obrigatória vai aumentar, para que se possa traçar um mapa real das doenças em Portugal.

É caso para dizer, de que mais vale tarde do que nunca! Pois a situação actual, remonta a, e não se pasme, 1949! Se não vejamos: A lei-quadro de vigilância epidemiológica data de 1949 e as formas de declaração, através de correio e papel, não foram modificadas.

É caso para dizer, que Portugal ainda anda à velocidade do pós-Guerra!

Mas, não nos podemos entusiasmar muito, pois que: Francisco George disse ao DN que "estão a decorrer trabalhos que visam a remodelação do diploma. A proposta de lei tem de ser aprovada ainda este ano".

Mas, as mudanças quando forem feitas, terão efeitos benéficos: não serão só as doenças infecciosas a ser notificadas, como a tuberculose ou a sida, mas também "doenças crónicas, oncológicas e fenómenos como as ondas de calor, que têm efeitos na saúde pública".

Nós sabemos, o quão difícil é investigar na área da saúde, em Portugal!