Tuesday, March 13, 2007

Causas de Morte

É absolutamente inacreditável, a forma como se trata a informação sobre a morte em Portugal. Basta ter um caso próximo, de algum familiar ou amigo falecido, para se perceber, que a causa de morte, que será inscrita no "Óbito", será a primeira que ocorrer!

Este facto é absolutamente inacreditável, por duas razões:
  1. O tratamento da informação é vital para melhoria futura da qualidade dos cuidados de saúde, não se compreendendo o desleixo com que a tarefa é encarada.
  2. Quem preenche tais "requisitos" é altamente qualificado, pelo que não se compreende o desinteresse e a incompreensão pelo cumprimento de tal tarefa.

Tudo isto a propósito disto: Os ministérios da Saúde e da Justiça vão criar um sistema para apurar as causas da morte em Portugal e perceber porque é que há mais óbitos no Inverno, cerca de 13 mil, contra 8 mil nos meses de Verão.

Num país, em que se fala e promove o "Plano tecnológico", nem acreditamos ao ler isto: «Temos um sistema reconhecidamente difícil e estamos, neste momento, a trabalhar com os serviços que dependem do ministério da Justiça, para mudar o sistema de registo de óbitos no nosso país», anunciou Francisco George. E mais isto: A Direcção-geral de Saúde vai assim passar a receber informações da Conservatórias do Registo Civil, «muito provavelmente» CDs e DVDs com imagens dos «próprios certificados de óbitos», adiantou.

As pessoas que estão à frente dos Organismos do Estado, ao mais alto nível, ainda não perceberam (jamais perceberão), o que são sistemas de informação.

Triste, muito triste!