Thursday, January 04, 2007

Assim não, Senhor Professor!

Sempre gostámos de ser "pessoas de bem". E dentro do conceito de "pessoa de bem" integra-se, sem dúvida, o conceito de pagamento a tempo e horas, das nossas responsabilidades.

Tudo isto, a propósito disto:
  • O Estado português deve mais de 1520 milhões de euros a fornecedores. Os números foram divulgados hoje pelo Tribunal de Contas e constam do parecer sobre a Conta Geral do Estado de 2005 entregue ao final da manhã na Assembleia da República por Guilherme d´ Oliveira Martins.
  • Quase metade deste bolo (46,8%) era dívida que já deveria ter sido paga mas que o Estado ainda não tinha saldado. O ministério da Saúde é o grande devedor, respondendo por quase 70% do total da dívida do Estado no final de 2005. No total, o ministério de Correia de Campos tinha há um ano mais de mil milhões de euros a pagar a empresas.
  • Nomes como a Abbott Laboratórios, a Pfizer ou GlaxoSmithKline são alguns dos exemplos. Também a Associação Nacional de Farmácias, devido às dívidas de comparticipações de medicamentos vendidos nas farmácias, está entre os maiores credores do Estado.

É que, quando não honramos os nossos compromissos, não podemos alardear virtudes e impor regras. Algo, que o Senhor Ministro da Saúde, gosta de fazer!

São necessárias mudanças na Saúde, em Portugal.