Wednesday, August 30, 2006

Experiências na gestão da saúde

Lemos aqui, que "O SUCH arranca, em 2007, com um projecto-piloto para gerir a frota e as compras da maioria dos hospitais de Lisboa, através da criação de empresas específicas". Ou seja, o Ministério da Saúde continua com grande vontade de realizar experiências na gestão das organizações de saúde.

Nós aplaudimos a vontade de mudar. Nós aplaudimos a vontade de querer melhores serviços. Mas, temos a sensação de que se quer mudar, apenas por mudar, .....para mais tarde, mudar outra vez.

Continuando, ainda na mesma notícia, "Estamos a elaborar estudos de viabilidade, e teremos os resultados finais em Setembro. Para já, vamos constituir um projecto-piloto para começar a tratar de alguns destes aspectos no Hospital de Santa Maria, no Centro Hospitalar de Lisboa e no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental", diz a Presidente do
SUCH.

Os cálculos de poupanças, segundo a Presidente do SUCH, são grandes, "Os cálculos apontam para 10 a 20% de redução dos custos. Com uma previsão conservadora, e apenas para as compras, de 8,5%, chegamos ao valor de 200 milhões de euros por ano, uma vez que as compras dos hospitais e dos centros de saúde totalizam 2,4 mil milhões de euros por ano".

Mas, se as previsões são tão boas, porquê tanta hesitação e tanto teste?