Sunday, July 30, 2006

A "saúde" e o Verão!

Lemos aqui, que "Centros de saúde vão passar a estar abertos até às 22 horas".

Mais abaixo, na mesma notícia, lemos que "A ideia é oferecer atendimento "normal" pelos médicos de família em horários acessíveis, mas é sobretudo a forma encontrada para contornar os efeitos do encerramento das urgências nocturnas nos serviços de atendimento permanente (SAP) menos frequentados.". E mais "Um encerramento para o qual o ministro Correia de Campos prometera um grupo de estudo que acabou por nunca passar da fase do anúncio."

Esta altura, é conhecida pelos nossos velhos aliados Ingleses, de silly season. Só pode ser isso, que leva o Professor Correia de Campos, de uma penada, vir a decretar a abertura dos Centros de saúde, até às 22h00m.

Por aqui, somos defensores apenas e só dos: clientes ou doentes. Mas, como sabemos alguma coisa sobre gestão, impressiona-nos como é que alguém responsável, procede à decisão de um alargamento de horário de centenas de Centros de Saúde, só para evitar isto, "Em causa estão 57 SAP com menos de dez utentes por noite e cujo custo para o Estado é avaliado em 25 milhões de euros".

E fizeram-se as contas de quanto custaria a abertura dos Centros de Saúde, até às 22h00m?

Devem ser os efeitos da silly season. Depois, do Verão, deverá vir um desmentido....