Saturday, June 03, 2006

Urgências são fracasso

Mais um fracasso, no sector da saúde, sem que constitua surpresa para nós. Muda-se "isto", propõe-se "aquilo", faz-se a "experiência X", tudo a correr, sem objectivos concretos, sem responsabilidades assumidas e sem julgamento de responsáveis. O sector da saúde é "um laboratório experimental".

Tudo isto, a propósito desta
notícia, em que se refere "A criação dos serviços de atendimento urgente nos centros de saúde, que visou resolver o congestionamento das urgências hospitalares, foi um “fracasso” e conduziu à “desorganização” destas instituições". Os objectivos eram bons, "a criação dos Serviços de Atendimento Permanente, dos Centros de Atendimentos Urgentes e dos Atendimentos Complementares nesta sub-região “teve como razão principal tentar resolver o congestionamento das urgências dos hospitais”". Então porque falharam?

Mais à frente e na mesma
notícia, refere-se isto "Os autores da proposta consideram que se mantém “a mesma utilização inadequada das urgências hospitalares, situação por si só demonstrativa do fracasso da criação daquelas estruturas nos centros de saúde".

Continuamos a achar que a "gestão", ou como dizem os anglo-americanos, o management, não existe na saúde em Portugal. De outra maneira, porque falham estas reestruturações? Quanto a nós, por mera e simples falta de informação aos consumidores e utilização de rigor no atendimento. Ficamos à espera da próxima "medida", que irá solucionar tudo......para tudo ficar como estava.