Tuesday, June 20, 2006

Os medicamentos e a "política" de saúde

Lemos aqui, que "Medicamentos sem receita mais caros fora das farmácias.....revela o 6º Relatório do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS)".

Senhor Professor Correia de Campos: afinal o Senhor, que até é dos poucos que percebe de "administração" da saúde em Portugal, caiu numa armadilha? Ou o "mercado", em Portugal, não funciona? É estranho que assim seja.

Na mesma
notícia, diz-se que "informação disponível aponta para o aumento generalizado dos preços dos Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) face ao período prévio à liberalização", e pior "os preços de venda ao público nestes novos estabelecimentos são, na generalidade, superiores aos preços praticados nas farmácias".

Finalmente, o
Observatório Português dos Sistemas de Saúde, revela ainda "Na apreciação geral que faz à actuação da equipa liderada por Correia de Campos, o Relatório critica a dificuldade em "descortinar" um "claro enfoque estratégico".

Já tínhamos reparado nessa falta de enfoque estratégico, mas mais à frente, dedicaremos alguns comentários ao 6º Relatório da OPSS.