Thursday, June 29, 2006

Exemplo de má "gestão" pública na saúde

Lemos aqui, que "A primeira unidade de radioterapia do Algarve é inaugurada hoje em Faro, seis anos após os primeiros passos para a sua concretização, permitindo aos doentes oncológicos algarvios serem tratados sem necessidade de ir a Lisboa". Apesar dos seis anos de demora, parece uma boa notícia.

Mas é confrangedor que se passe isto, ainda conforme a mesma
notícia:

1. "A nova unidade, desenvolvida pela Associação Oncológica do Algarve, mereceu o apoio político e a comparticipação financeira dos 16 municípios do Algarve, que a 22 de Janeiro de 2001 assinaram um acordo com aquela associação".

2. "Sete meses antes, em 20 de Junho de 2000, a Câmara de Faro decidira doar um terreno para a concretização da obra, atendendo à importância social da unidade, cuja construção evitará que os doentes de todo o Algarve com casos do foro oncológico tenham que acorrer às unidades de Lisboa".

3. "O projecto mereceu a oposição da primeira equipa do Ministério da Saúde do Governo de António Guterres, liderado por Manuela Arcanjo, que em Março de 2001 veio ao Algarve prometer uma unidade de radioterapia no sul do País, a instalar no Algarve ou Alentejo, a expensas do Ministério".

4. "Na altura, a ministra terá mesmo proferido palavras menos elogiosas para o projecto co-financiado pelos municípios, já em fase de arranque, sublinhando os riscos para a saúde dos doentes que poderiam advir do manuseamento do equipamento".

5. "Em Janeiro de 2001, também o segundo ministro da Saúde de António Guterres - tal como hoje, Correia de Campos - se mostrou reticente face ao projecto, ao afirmar que as condições para a instalação da unidade no Algarve careciam ainda de estudos prévios, aceitando como «ideal» a sua localização no Hospital de Faro".

6. "em Abril de 2004.......o ministro da Saúde de Durão Barroso, Luís Filipe Pereira, autorizou oficialmente a instalação da unidade e anulou o investimento numa unidade semelhante a instalar no Hospital Distrital de Faro, anteriormente decidida pelo executivo de António Guterres".

7. "A Unidade de Radioterapia do Algarve foi terminada, equipada e estava pronta a entrar ao serviço no início deste ano, mas a abertura foi atrasada por causa do licenciamento".

8. "O processo inicial de licenciamento entrou na Direcção-Geral de Saúde em Novembro de 2005, mas o relatório final do Instituto Tecnológico e Nuclear só foi emitido em Maio deste ano".

9. "A unidade, que será explorada pela clínica privada Quadrantes, tem autorização provisória de funcionamento, passada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve desde 02 de Junho deste ano".

Senhor Primeiro Ministo e Senhor Ministro da Saúde, isto é uma vergonha e um excelente exemplo de incompetência do Estado português.
Quem pagará tamanha incompetência?