Friday, May 12, 2006

A batalha das Maternidades

Lemos aqui, que "A Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, tem apenas dois dos doze enfermeiros especialistas por turno defendidos pela Organização Mundial de Saúde, estando «abaixo dos níveis mínimos de segurança», declarou sexta-feira a bastonária da Ordem dos Enfermeiros". Isto parece-nos a resposta ao Ministro Correia de Campos, após a "batalha das maternidades" e do mesmo responsavel político se salvaguardar em "aspectos técnicos" para encerrar as maternidades de Barcelos, Elvas, Lamego e Santo Tirso.

Mas, brincadeiras com coisas sérias, é muito grave. Não sabemos se é o poder político que joga a mão a qualquer "arma", para se defender, ou se são os outros "actores" do sistema de saúde, que agitam ainda mais o caldo!

Mais grave, o próprio Director da Maternidade Alfredo da Costa, afirma
aqui, que "assegurou sexta-feira que a instituição realiza os partos em segurança, embora reconheça que tem falta de enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica".

Não sabemos, se é a necessidade que toda a gente tem de ir de férias, ou se Portugal trilha caminhos muito ...... perigosos!