Friday, April 07, 2006

Os riscos da profissão e o primado do CLIENTE

Lemos aqui, algo que nos surpreende, ou talvez nao, "Maioria dos profissionais de saúde já foram agredidos por utentes ou familiares". Será que esta é uma situação que se verifica apenas no sector da saúde? E nos seguros? E na restauração? E nas Repartições de Finanças? Pensamos, que a situação não será muito diferente! Só que no caso da "saúde", estamos perante a vida humana. É natural que as emoções sejam mais fortes. Mas, depois lemos na mesma notícia, algo de inacreditável, "os profissionais de saúde são «a face visível do Estado» e que, «por trabalharem em serviços públicos com a porta aberta, estão mais sujeitos a actos de violência»". Será que os profissionais de saúde que trabalham no sector privado, serão alvo de menos agressões (verbais ou outras)? Se assim for, a situação muda! É que o utente (ou como nós insistimos em chamar-lhe, cliente) paga impostos e taxas moderadoras, tem por isso direito a um serviço adequado e correcto. Se assim não for, usa a sua força de "consumidor" (não estimulamos a arruaça, naturalmente). Mas, pelo que parece os profissionais de saúde (aparentemente, no sector do Estado), ainda não estão habituados a lidar com clientes....