Thursday, April 20, 2006

Gripe das aves ou a (des)informação!



Lemos aqui que "Portugal é o país menos bem preparado para enfrentar uma eventual pandemia de gripe das aves entre os 21 países europeus com planos nacionais de prevenção", e esta notícia baseia-se no The Lancet.
Mais à frente e na mesma notícia, lemos isto "Na classificação da preparação dos países para a eventual chegada da doença entre os humanos, Portugal ocupa o último lugar do grupo dos menos preparados, seguido da Polónia, Roménia, Lituânia, Letónia, Itália e República Checa, que obtiveram uma classificação de cerca de 38%, menos 20 pontos percentuais que a média" e ainda isto "Nos vários critérios analisados, Portugal ocupa o último lugar no que respeita ao planeamento e coordenação, intervenção da saúde pública, na resposta dos serviços de saúde e nos serviços essenciais necessários e o penúltimo na vigilância e na capacidade de colocar o plano em acção, ficando em todos abaixo dos cerca de 41%".
Não entendemos, as constantes intervenções do Ministro e do Director Geral da Saúde, a dizerem que Portugal tinha adquirido o "famoso "tamiflu" em quantidade suficiente para a população e que poderíamos estar descansados! Será que podemos?