Friday, July 06, 2007

Projecto de Centro de Saúde ou a inexistência de planeamento


Esta notícia é daquelas que causa desalento, incómodo ou mesmo revolta, a qualquer um.

Sabemos que há Centros de Saúde que funcionam em edifícios de habitação, como são os casos das extensões da Buraca e Reboleira (no concelho da Amadora). Sabemos que há Centros de Saúde que não têm acessibilidade para deficientes ou sequer para idosos. Sabemos que há Centros de Saúde que não têm número adequado de Médicos de Família. Mas, existir um Centro de Saúde, concluído há 18 meses e ainda sem abrir! Estarão os Responsáveis do Ministério da Saúde conscientes disto?

Vejamos o que dizem os tais Responsáveis: A directora da ARS de Castelo Branco, Ana Maria Correia, avançou hoje à agência Lusa que o centro de saúde de entrará em funcionamento em Agosto «se o fornecedor não falhar com a entrega do material».

Como, Senhora Directora da ARS? Vem agora a Dra. Ana Maria Correia (que nós desconhecemos, mas que sabemos ser funcionária do Estado, para o qual todos contribuímos, mais ou menos), dizer que a culpa é do fornecedor!

Porquê que a Dra. Ana Maria Correia não mudou de fornecedor, logo que percebeu que este não cumpria o prazo? Será mesmo que o fornecedor está há 18 meses sem entregar o equipamento?

Depois, a dita Dra. Ana Maria Correia parece dar o dito pelo não dito: A responsável disse ainda que era necessário «esperar pelas verbas do PIDDAC (Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central)» para equipar o edifício, mas que «já existe autorização para comprar o equipamento» e que o equipamento deverá abrir em Agosto.

Mas, afinal a culpa é do fornecedor ou do mau planeamento dos Responsáveis do Ministério da Saúde?

Coitados dos consumidores da saúde.