Thursday, July 06, 2006

Medicina no Porto com menos vagas

Nem sabemos se acreditamos no que lemos aqui, "A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) anunciou hoje que vai ser «obrigada» a reduzir em 20 por cento as vagas para a licenciatura em Medicina, devido à falta de instalações contratadas com o Governo".

Afinal, Senhores Ministros da Saúde e da Ciência e do Ensino Superior, há falta de médicos, ou não há?

Depois, explica-se a razão, para tal disparate, "«Tudo porque o Executivo não cumpre o contrato formalizado em 2001, que previa a construção de um novo edifício nos terrenos da FMUP/Hospital S. João», diz a faculdade em comunicado, salientando que «o Estado deve mais de 16 milhões de euros»".

Curiosamente ou não, e ainda de acordo com a mesma
notícia, os Ministros em causa são os mesmos, se não vejamos, "A faculdade salienta que os 16 milhões de euros, "cerca de metade do disponibilizado a outras faculdades de Medicina", foram estipulados no Programa para o Desenvolvimento do Ensino da Medicina em Portugal, assinado em Dezembro de 2001 pelos então ministros da Educação, Júlio Pedrosa, da Saúde, Correia de Campos, e da Ciência, Mariano Gago, e pelo reitor da Universidade do Porto, Novais Barbosa".

Bom senso, algo que não existe há muito em Portugal. Infelizmente!